sexta-feira, 20 de março de 2009

Imaginário do 50º Aniversário / Exploradores

Vou-vos contar uma historia..

Havia um Rei, conhecido pelo Rei-Sol, no reino de Paris e vivia no Palácio de Versalhes lá pelo século XVII.
El Rei, D. Luís XIV, era casado com a Rainha Ana D’Austria ou se preferirem Rainha de França e Navarra.

Versalhes era uma linda região de Paris, onde a noite brilhava intensamente e durante o dia tornava-se muito colorida com a alegria do povo.
Pelo reino inteiro, suava todas as manhas, o som de uma melodia de uma corneta para hastear as bandeiras do reino do tão amado Rei, onde todos sabiam que mais um dia iria começar.

O Palácio era abraçado por uma forte muralha e portões gigantes debruados a cor dourada. Era simplesmente majestoso, bonito, solarengo, grande, muito agitado e as bandeiras do reino coloriam os céus de D. Luís XIV.

Durante o dia via-se que ali corria vida, havia sempre alguém a entrar ou a sair do Palácio, a cidade ficava agitada ao ver passar as unidades militares, montados em imponentes cavalos. À noite os lampiões da cidade eram acendidos e a taberna ganhava vida com as historias que aconteciam durante o dia, principalmente quando D’artagnan e os seus três amigos mosqueteiros, Athos, Portos e Aramis chegavam. Eles eram a guarda fiel do Rei, os Mosqueteiros.

Mas certo dia depois de tocar a melodia da corneta e enquanto o Rei reunia com o Cardeal Richilieu, primeiro-ministro de França, o Rei lembrara-se que o reino fazia 50 anos. Cinquenta anos de historia, cheio de vida e de alegria.

D. Luís, ficara a pensar nisso e durante a tarde enquanto aproveitava o Sol e mexendo na sua coroa cunhada de esmeraldas começa a realizar em sua cabeça a festa de 50 anos para o seu reino.

Entretanto D’artagnan, o celebre capitão dos mosqueteiros, entra no Palácio para conhecer mais uma fiel missão a mando da Rainha. Rainha essa que era demasiado triste, pelo Rei não lhe dar grande atenção. Vivia sonhando quando poderia ver de novo o seu grande amor, o Duque Inglês de Buckingham.

Na saída o rei chamara D’artagnan e diz-lhe esboçando um sorriso:
“Meu fiel amigo D’artagnan, o reino faz 50 anos, uma longa história, ele conta com a tua LEALDADE e com a dos três outros mosqueteiros para ajudares o reino a comemorar”

Sem comentários: